
日本語サポート
NIHONGO SAPŌTO

日本語サポート
NIHONGO SAPŌTO
O grupo 日本語サポートNihongo Sapōto (suporte à Língua Japonesa), composto por Arissa Mitsumori, Bruna Harumi Panissa, Bruna Santos, Eduardo Macena, Fernanda Gonçalves, Jéssica Silva, Juliana Araújo, Luísa Teruya e Martina Paredes, graduandos do curso de Letras Japonês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientado pela Professora Doutora Leiko Matsubara Morales e pela coorientadora Eliza Atsuko Tashiro Perez, tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem de língua japonesa dentro e fora dos muros da universidade, por meio de pesquisa, grupos de estudos, monitorias e plantões de dúvidas presenciais e online. Além disso, o grupo tem parceria com o CEU Anhanguera, ministrando cursos de língua e cultura japonesa.
Sobre a atuação na USP
O grupo Nihongo Sapōto nasceu da iniciativa de alunos com a intenção de colaborar na criação de um ambiente propício para a aprendizagem colaborativa. Dentro desse espírito e apoiando-se numa metodologia de ensino que valoriza o multiletramento e o uso de materiais autênticos somados aos tradicionais, o grupo produz materiais de apoio aos alunos de graduação, disponibilizando-os via Google Drive e redes sociais, como o Facebook, além de promover a resolução de dúvidas presencialmente e via online.
Sobre a atuação no CEU Anhanguera
Sob a supervisão das professoras doutoras Leiko Matsubara Morales e Eliza Atsuko Tashiro Perez, o grupo desenvolve ações educativas junto ao Centro Educacional Unificado (CEU) Anhanguera, ministrando cursos de língua e cultura japonesa para crianças e adultos. O curso segue metodologias ativas de ensino de línguas estrangeiras, mesclando-as a metodologias tradicionais, como o uso do quadro branco para o ensino da escrita japonesa. O uso da tecnologia e das mídias digitais, como o YouTube, também fazem parte das aulas. É através da língua e da cultura japonesa que os alunos são instigados a refletir sobre sua própria língua e cultura, sendo promovida a formação de cidadãos inter e transculturais em um mundo globalizado. Os monitores que auxiliam nas aulas participam de grupos de pesquisa e estudo sobre metodologias de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira, apresentando os resultados obtidos em congressos nacionais e internacionais.
O projeto conta ainda com bolsas do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP*), uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.